top of page

Compromisso para 2024: viagens que não sejam só de passagem

Escolher um destino para a sua viagem escolar é sempre uma tarefa difícil, considerando os pontos de interesse cultural e pedagógico de cada local, os seus preços e todo o processo de organização. Mas, após essa escolha, deparamo-nos com uma outra dificuldade: como aproveitar a viagem ao máximo sem perder os locais mais emblemáticos e garantir uma aprendizagem efetiva?


Nesse sentido, estabelecemos parcerias com as principais associações de guias locais da Europa, permitindo-nos integrar as visitas guiadas, com guia turístico e cultural certificado, nas nossas propostas, procurando oferecer uma experiência mais completa e enriquecedora para os nossos grupos escolares, de forma a que estes absorvam um maior conhecimento histórico e cultural e retirem o máximo de proveito do destino a visitar.


Com efeito, grande parte das viagens têm uma duração limitada, em média de 3 a 4 dias, o que não permite conhecer uma cidade de um canto ao outro sem que nada fique por ver. Apesar do mundo tecnológico em que vivemos nos colocar o conhecimento na ponta dos dedos, em viagem, existe sempre aquela curiosidade não satisfeita ou um pormenor que escapa aos nossos olhos.


Aí entra o papel do guia turístico e cultural local: dar a conhecer as histórias mais cativantes e relevantes sobre os vários pontos de passagem num roteiro bem definido para que nenhum detalhe importante possa escapar. No fundo, é essa a sua missão: informar e ajudar a interpretar o património, os bens culturais e naturais, e outros recursos únicos da cidade, despertando o interesse de todo o grupo. O guia está ainda disponível para responder a todas as questões que surjam durante o percurso, assim como dar dicas e recomendações necessárias e na língua que o grupo definir para que todos percebam a mensagem.


Para além disso, é possível, através do guia local, recolher informações sobre a verdadeira cultura do país, os costumes, as tradições, assim como algumas perspetivas verdadeiramente locais.


Desta forma, as visitas guiadas podem ser a alavanca para tornar a sua viagem escolar num momento de aprendizagem único. Permitem ampliar a qualidade de formação crítica dos jovens e oferecer uma alternativa metodológica de aprendizagem mais empírica e dinâmica. Através de experiências enriquecedoras e da contextualização das histórias e diferentes culturas é possível desvendar os segredos e curiosidades, mesmo dos mais remotos recantos da cidade ou do país em causa.

As visitas guiadas promovem igualmente uma cidadania crítica e ética, pois incentivam o convívio social e cultural e a interligação entre as várias disciplinas e conceitos. São ainda a oportunidade de descobrir e analisar o mundo de uma forma mais interativa e lúdica. O guia, como interlocutor, permite a interação com os recursos estimulando a experiência e a aprendizagem. Para além disso, promove uma maior consciencialização em relação à conservação e à preservação do meio social e cultural.


Inicia-se um novo ano letivo e estamos cientes que uma das formas de melhorarmos os nossos serviços é oferecermos experiências de viagem cada vez mais completas, autênticas e direcionadas para a educação. Contamos consigo?













bottom of page