top of page

Calendário Escolar 2022/2023

Uma decisão fundamental na organização de qualquer viagem escolar é a do período em que deve decorrer. Há muitos aspetos a ter em consideração: preços, meteorologia, calendários de abertura dos locais, etc. Para tornar simples todo esse processo, conte com a nossa ajuda. A nossa missão é fazer do mundo a sua sala de aula!


Para definir as datas da sua viagem, o primeiro fator a considerar é o calendário escolar. E o deste ano já foi divulgado pelo Ministério da Educação. Poderá consultar o despacho aqui.


O arranque do ano letivo será entre 13 e 16 de setembro e a primeira interrupção letiva acontecerá a 16 de dezembro, para as férias do Natal, sendo que as aulas retomam a 3 de janeiro.


No Carnaval, mantém-se a habitual pausa de três dias: 20 a 22 de fevereiro, ou seja, de segunda a quarta-feira.


As férias da Páscoa iniciam-se a 02 de abril, segunda-feira, e o terceiro período começa a 17 de abril.


Uma semana depois, na terça-feira, celebramos o 25 de abril e, na seguinte segunda-feira, o Dia do Trabalhador.


O ano letivo termina em dias diferentes para os diferentes anos de escolaridade:


• 7 de junho para os 9.º, 11.º e 12.º anos,

• 14 de junho para os 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos

• 30 de junho para o primeiro ciclo e pré-escolar.


No que diz respeito à realização de provas nacionais, a previsão é de que as provas de aferição do 2.º, 5.º e 8.º anos aconteçam entre 2 de maio e 20 de junho.


As provas finais do 9.º ano, final do terceiro ciclo, realizam-se de 16 a 23 de junho (primeira fase) e 19 a 21 de julho (segunda fase). Os exames do ensino secundário têm data de início marcada para dia 19 de junho e a primeira fase termina a 3 de julho. Já a segunda fase decorre entre 20 e 26 de julho.


Se está a pensar organizar uma viagem com os seus alunos, qualquer altura do ano é uma boa escolha. O importante é começar a organização com a maior antecedência possível para conseguir obter as melhores condições.


Como sempre, teremos todo o gosto em personalizar o programa de acordo com as datas e destino que nos indicar e apresentar-lhe uma proposta que vá ao encontro do seu projeto de viagem escolar para este ano letivo de 2022/2023.






bottom of page