TENS PERGUNTAS? NÓS TEMOS AS REPOSTAS.

Informações genéricas

Qual o grupo mínimo de participantes?


Nas nossas viagens de finalistas, aceitamos inscrições de grupos pequenos ou até individuais. Não tens de te preocupar caso queiras viajar sozinho ou com um grupo mais pequeno pois podes inscrever-te na mesma.




Como marcar uma reunião para esclarecimento de dúvidas?


A ALA Viagens compreende os medos e preocupações associados a uma viagem de finalistas. Por essa razão estamos 100% disponíveis para esclarecer as dúvidas dos Pais e dos Finalistas.

Poderás contactar-nos através de e-mail, Facebook, Instagram e telefone. Oferecemos também a possibilidade de efetuar uma reunião de apresentação presencial ou por skype. Para isso, poderás fazer o teu pedido de reunião na seguinte ligação: https://form.jotformeu.com/82564412373355.




Como são efetuadas as inscrições?


O processo de inscrição é individual, feito e gerido on-line, através do nosso site: www.alaviagens.com. Dentro da nossa página, deves selecionar o teu destino de interesse e fazer o pedido de mais informações via e-mail. De seguida receberás no teu endereço todas as informações sobre a viagem a nível de transporte, alojamento, seguros, pagamentos etc.. Nesse e-mail terás também a ligação que te permite fazer a inscrição na viagem.




Qual é a apólice de seguro usada nas viagens?


Todos os participantes estarão abrangidos pelo seguro MAPFRE ASSISTENCIA S.A, sob a apólice N.º 0PT1700VB22316422, válido para todo o período da viagem, dentro e fora do país. Podes consultar as condições de seguro no e-mail que te será enviado após a inscrição.




Quais as condições de cancelamento e desistência?


Infelizmente, sabemos que os imprevistos acontecem. Como tal, procuramos garantir aos nossos participantes o ressarcimento de algum valor pago, no entanto, nem sempre é possível.

Como poderás compreender, para a organização de certos aspetos da tua viagem, é necessário o adiantamento de algum valor para efetuar reservas, seja de alojamento, transporte, visitas, etc... Assim, o valor a devolver depende sempre da altura e da antecedência com que é feita a desistência da viagem e, logicamente, quanto mais próximo da viagem for feita essa desistência menor será o valor que conseguimos devolver.

A desistência deverá ser sempre comunicada por escrito, através de e-mail e poderás consultar as condições de desistência em detalhe aqui.




Como são distribuídos os grupos por hotel/autocarro?


Os grupos de participantes são organizados, geralmente por escolas e por zonas. Isto é, participantes da mesma escola ficam geralmente no mesmo grupo e vão partilhar o mesmo autocarro e/ou alojamento durante toda a viagem. No caso das viagens de autocarro, se o grupo da tua escola não preencher todo o autocarro, poderás ficar com grupos de outras escolas, normalmente da mesma zona.




As viagens são exclusivas para finalistas de 12º ano?


As nossas viagens são feitas a pensar nos estudantes que estão agora a terminar o 12º ano. No entanto, poderemos avaliar a integração de pessoas com faixa etária diferente, atendendo a aspetos como a ligação com o grupo de participantes e/ou à identificação com a viagem.




É obrigatório cumprir o programa estipulado?


Os programas das nossas viagens são desenhados para que as visitas a todos os pontos sejam feitas de forma bastante organizada, de modo a rentabilizar o tempo. No entanto, caso pretendam alterar o programa base podem falar com os vossos monitores.

O nosso staff é constituído por uma equipa de monitores jovens mas com experiência que dará apoio no que for necessário durante toda a viagem. Não é necessário que estejam sempre com eles nem que cumpram todas as visitas agendadas, desde que cumpram os pontos de encontro previamente estipulados e acordados com os mesmos.




Que tipo de acompanhamento é feito aos participantes?


As viagens de finalistas são acompanhadas por monitores que têm como responsabilidade principal assegurar todos os termos logísticos e de segurança da viagem. O nosso staff é constituído por uma equipa jovem, dinâmica, muito responsável e com um papel determinante no sucesso das nossas viagens.

No dia da partida para a viagem, os monitores vão fornecer o contacto telefónico, que estará disponível durante toda a viagem, tanto para os pais como para os participantes.




Qual a estimativa de valor que se deverá levar para a viagem?


Barcelona: No preço da viagem, estão incluídos apenas os pequenos-almoços no hotel. Os almoços e os jantares não foram incluídos devido, entre outros, à diferença de preferências e gostos de cada um. No entanto, prevemos fazer um total de 13 refeições (entre almoços e jantares) durante a viagem. Contando com uma despesa média de 8€ (pressupondo jantares mais caros e almoços mais baratos), cerca de 100€ deverão fazer face às despesas com alimentação. Em cada zona visitada, os nossos monitores tratarão de indicar os melhores locais para almoçar ou jantar, atendendo à relação qualidade-preço e à nossa experiência.




Como posso pedir ou receber fatura da viagem?


Depois a inscrição na viagem é enviado um e-mail com várias informações onde é dada a possibilidade de preencher os dados de faturação. Após esse preenchimento a fatura será enviada para o e-mail da inscrição. Caso tenhas urgência na fatura podes escrever-nos para info@alaviagens.com e solicitar que esta te seja enviada rapidamente.




Deixei um pertence no autocarro ou no alojamento. O que posso fazer?


Apesar de não nos responsabilizarmos por bens que possam ficar perdidos, podemos ajudar-te a localizá-los. Envia-nos um e-mail para info@alaviagens.com com a descrição do que perdeste e tentaremos ajudar-te.





Alojamento

Os quartos são de quantas pessoas?


Barcelona: Por definição, a distribuição será em quartos triplos, que poderão ser alterados para duplos ou individuais, a pedido e mediante pagamento de suplemento. Todos os quartos estão dotados de casa de banho privativa.




Sou eu que escolho com quem vou dividir o quarto?


A distribuição dos quartos, independentemente de ser um quarto múltiplo, tripo, duplo ou individual, fica sempre a cargo dos participantes. Os monitores responsáveis pela viagem vão ajudar-vos a adaptar as vossas escolhas ao tipo de quarto selecionado.

É importante referir que, no caso de pretenderes selecionar um quarto duplo ou individual, deverás adicionar esse suplemento na altura da tua inscrição, visto que a disponibilidade dos hotéis para este tipo de pedidos é limitada. O suplemento de quartos duplos ou individuais acresce um valor extra à tua inscrição e está apenas disponível em algumas viagens.

Nota: No caso dos quartos duplos, o valor do suplemento deverá ser adicionado às inscrições de ambos os participantes que vão partilhar o quarto.




O pequeno-almoço está incluído?


O pequeno almoço está incluído em todas as viagens.





Transporte

Quais as comodidades do autocarro?


O transporte será efetuado em autocarro de turismo, em veículos recentes, com todas as condições de conforto – ar condicionado, aquecimento, leitores de CD e DVD, com todos os seguros obrigatórios e cumprindo estritamente toda a regulamentação sobre horários de condução dos motoristas.

Os autocarros são na sua grande maioria equipados de WC, no entanto, a sua utilização é desaconselhada, salvo situações de exceção, visto que a viagem é bastante longa e pretendemos evitar desconforto e odores dentro do veículo.

Ao longo do percurso vão sendo feitas várias paragens em áreas de serviço para os motoristas se revezarem e para os participantes poderem ir ao WC.

Nota importante: Não é permitido fumar dentro dos autocarros.




Qual o limite de bagagem por pessoa, no caso de viagem de autocarro?


Os autocarros têm um espaço de bagageira limitado e por isso aconselhamos cada participante a levar apenas uma mala e uma mochila.




Os autocarros têm WC?


Os autocarros são na sua grande maioria equipados de WC, no entanto, a sua utilização é desaconselhada, salvo situações de exceção, visto que a viagem é bastante longa e pretendemos evitar desconforto e odores dentro do veículo.

Ao longo do percurso vão sendo feitas várias paragens em áreas de serviço para os motoristas se revezarem e para os participantes poderem ir ao WC.




Quais são os locais de partida dos autocarros?


Apesar de as nossas partidas fixas serem do Porto e de Lisboa, todos os anos conseguimos organizar outros locais de partida em todo o país. A título de exemplo, no ano passado partimos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Viseu, Santarém e Bragança. Depois de te registares na viagem, fala connosco e procuraremos adaptar as rotas dos nossos autocarros para ir ao teu encontro.





Documentação

Qual a documentação obrigatória para a viagem e como deve ser pedida?


  • Documento de identificação (Cartão de cidadão, passaporte…)

  • DASP (declaração de autorização de saída do País) - cujo modelo poderás descarregar aqui.

  • Cartão Europeu de Saúde, que dever ser solicitado num balcão da Segurança Social ou na Segurança Social Direta e é gratuito.





Pagamentos

Como é efetuado o pagamento?


De modo a facilitar o acolhimento do valor da viagem no orçamento familiar, dividimos o pagamento em prestações, sendo que, ao valor da última prestação acresce o valor dos extras adicionados à viagem.

O pagamento de cada prestação deve ser efetuado através dos dados de pagamento, enviados para o e-mail da inscrição, 7 dias antes da data limite para pagamento. Ou seja, depois de receberes os dados de pagamento tens 7 dias para poder pagar. É essencial que para cada prestação utilizes apenas as referências de pagamento enviadas 7 dias antes da data limite de pagamento, considerando que:

- Pagamentos efetuados fora de prazo não são considerados pelo sistema informático.

- Pagamentos efetuados com referências repetidas ou com referências de outras pessoas não são considerados pelo sistema informático.




Após inscrição, até quando posso efetuar o pagamento?


No caso da viagem de Barcelona, a primeira prestação deve ser paga , no máximo, 7 dias depois da formalização da tua inscrição.




O que acontece se não efetuar o pagamento da 1ª prestação dentro do prazo?


Se o pagamento não for efetuado dentro do prazo estabelecido a inscrição será automaticamente cancelada. Assim sendo, caso mantenhas o interesse na viagem terás de fazer uma nova inscrição, sujeita à disponibilidade e preço em vigor na altura.




Quando são enviados os dados para pagamento das prestações?


Os dados de pagamento são diferentes de prestação para prestação. Assim sendo, 7 dias antes da data limite de uma cada prestação são enviados novos dados de pagamento via e-mail.

Por exemplo: Se a data limite de pagamento é dia 20 de janeiro, os dados para pagamento são enviados dia 13 de Janeiro.




Quando é feito o pagamento dos extras da viagem?


O pagamento dos extras acresce ao valor da última prestação da viagem.