top of page

De volta a Madrid!

O ano letivo de 2020/2021 terminou com a organização de uma viagem a Madrid, com um grupo de cerca de 40 participantes de uma escola do Porto. Este projeto surgiu da vontade de Professores e alunos de marcarem o final do terceiro ciclo com uma viagem que lhes permitisse conhecer a cultura espanhola e viver dias inesquecíveis.


Esta viagem partiu com uma novidade face ao passado: todos os participantes foram testados antes da partida, utilizando os novos testes rápidos de antigénio à SARS-CoV-2. Foi um processo simples, rápido e indolor, que deixou todos mais seguros e entusiasmados com os dias que aí vinham.


A acompanhar o grupo ao longo de toda a viagem esteve a Inês Viana, a uma das nossas monitoras mais experientes, que estava com uma grande expectativa em relação a esta viagem.


Como sempre, o ponto mais esperado do programa de viagem foi o Parque Warner. Este é um dos principais parques de diversões da Europa e conta com inúmeras atrações, animações, espetáculos musicais, entre muitos outros. É o local ideal para um dia completo de diversão para todas as idades. No que diz respeito às medidas de segurança, a Inês referiu que é obrigatório o uso de máscara, desinfecção de mãos e manter o distanciamento social, nomeadamente nas filas para as diversões. Assim, é possível fazer tudo o que está previsto e mantêm-se abertas todas as diferentes partes do parque.






Tratando-se de uma viagem escolar com objetivos pedagógicos bem definidos, o programa incluiu bastantes visitas culturais, de que é exemplo o Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia. A estrela do museu é a “Guernica”, talvez a obra mais importante de Pablo Picasso e deixa todos com vontade de conhecer mais sobre este artista. O espaço conta ainda com obras de Dalí, Miró e ainda um interessante percurso sobre a arte contemporânea de Espanha que deixou o grupo rendido.


O Paseo del Prado e a visita pelo centro histórico de Madrid também fizeram parte deste programa cultural. Nestes locais, a monitora realçou que foram cumpridas todas as regras, sem excepção, e que se verificou alguma diferença nas entradas que são agora mais organizadas e feitas com mais segurança, mantendo-se sempre o respeito pelo espaço individual e comum e o uso de máscara.


Um dos aspetos mais originais do programa foi a visita ao Parque Europa, um local que permite uma visita praticamente completa aos principais pontos turísticos europeus sem sair de Espanha. Localizado em Torrejón de Ardoz, na periferia de Madrid, o parque inclui réplicas dos principais monumentos europeus e ainda um fragmento original do Muro de Berlim. Foi sem dúvida o local preferido de todos para guardar as melhores e mais divertidas memórias fotográficas.



Na opinião da monitora, a experiência desta viagem foi um “despertar para um mundo que já há muito tempo não tínhamos” tanto para o grupo como para ela. A Inês acredita que os medos ficaram de lado e que o grupo entendeu que é perfeitamente possível viajar, mantendo naturalmente todos os cuidados.


Temos a certeza que o grupo não vai esquecer esta experiência. Prova disso são os resultados dos inquéritos de satisfação que nos demonstram que todo o grupo considerou que a visita teve interesse pedagógico e permitiu conhecer bem a cidade. Para além disso, alguns participantes fizeram questão de acrescentar ao inquérito a sua opinião, dizendo que este regresso às viagens foi melhor do que o esperado e, sem dúvida, pretendem voltar a viajar em breve.




bottom of page